Notícias

PALOP-TL celebram o Dia da Europa

Cooperação PALOP-TL/UE, PACED, PRO PALOP TL ISC, PROCULTURA
Cultura, Política

A propósito do Dia da Europa, celebrado a 09 de maio, a cooperação entre Europa e África foi assinalada com vários eventos culturais, académicos e de entretenimento nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), no decorrer do mês de maio.

As celebrações tiveram início na Guiné-Bissau, onde data foi assinalada com uma visita da Chefe da Delegação da União Europeia naquele país, Sónia Neto, ao Liceu João XXIII, em Bissau, no dia 6 de maio, onde partilhou os valores e os princípios do Projeto Europeu, bem com a ação da União Europeia enquanto ator global. A visita foi também uma excelente oportunidade para dar a explicar aos alunos, a Parceria entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau nas diversas vertentes. Foi destacado o valor da paz, estabilidade, solidariedade, democracia e o respeito pelos direitos humanos em prol do desenvolvimento sustentável.

Também em Bissau, teve lugar o seminário “Cidades Verdes e Inclusivas na Guiné-Bissau”, no dia 10 de maio, no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, que visou analisar e discutir iniciativas em curso e projetos futuros no domínio desenvolvimento urbano, e que contou com a presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo da Guiné-Bissau e do Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas que, juntamente com a Embaixadora da União Europeia e os Embaixadores da Equipa Europa, realçaram a importância da planificação urbana e territorial sustentável, em termos ambientais e de inclusão social.

Em Moçambique, foi realizada uma feira de projetos, no dia 7 de maio, na Fortaleza de Maputo, capital moçambicana, que teve como principal objetivo divulgar os projetos, em várias áreas, que estão a ser implementados em Moçambique com financiamento da União Europeia, incluindo o PROCULTURA. Numa tarde de sábado quente para o mês de maio, várias pessoas foram até a Fortaleza de Maputo, primeiro de forma tímida, mas depois em grande escala, para ver de perto os projetos do PROCULTURA, financiados no âmbito do Diversidade, como: Emptyroom -residências virtuais interdisciplinares, Contos tradicionais em rádio para crianças, Olaria -nossa arte e sustento, Rádio diversidade, Galeria timbila, Festival de teatro de rua – ku phanda, Criação do website e legalização da converge +, Mapeamento, pesquisa e divulgação do Chigovia entre outros.

A feira contou com a presença dos embaixadores dos países da União Europeia acreditados em Moçambique, entre outras personalidades, e no fim foi abrilhantada pela conhecida banda local KAKANA para enorme satisfação dos presentes. Exibições de cinema nos bairros de Maputo e discussões foram outros eventos organizados no quadro do Dia da Europa, em Maputo.

Cabo Verde, por sua vez, acolheu vários eventos culturais, com destaque para os concertos musicais no Mindelo, Porto Inglês e Cidade da Praia.

As celebrações foram fechadas em grande em Timor-Leste, onde o Dia da Europa foi marcado com uma feira de projetos que decorreu nos dias 27 e 28 de maio, em Timor Plaza, centro de Díli, durante a qual estiveram expostos três projetos financiados no quadro do Programa PALOP-TL e a EU, a saber o PACED, Pro PALOP-TL ISC Fase II e o PROCULTURA. A feira, que contou com a presença do recém-eleito Presidente da República de Timor-Leste, Ramos Horta, e o Chefe da Missão da União Europeia em Timor-Leste, entre outras personalidades, teve como palavra de ordem ‘’Unidos na Diversidade” e incluiu igualmente gastronomia, música, concursos, e outras atividades para adultos e crianças.

A União Europeia e os PALOP-TL estão unidos num programa de cooperação (PALOP-TL / EU) que em 2022 assinala 30 anos de existência e que já produziu resultados positivos no âmbito do fortalecimento do estado de direito, administração pública, e geração de empregos na área da cultura, através do PACED, Pro PALOP-TL ISC e PROCULTURA.

Última Notícia
Próximo Evento
Menu