Política
22.11.21

Moçambique: Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação participa na XIV Reunião dos Ordenadores Nacionais dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste com a União Europeia

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República, sua Excelência Manuel José Gonçalves, participa nos dias 24 e 25 de Novembro de 2021, em Bissau, República da Guiné-Bissau, na XIV Reunião dos Ordenadores Nacionais (RON) do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL) com União Europeia (UE) que será representado pelos Ministros responsáveis pela cooperação com a União Europeia.

Este evento terá como pontos principais da agenda, a avaliação da implementação das decisões tomadas na XIII RON, realizada em 2019, em Maputo. A discussão com o parceiro, a União Europeia, sobre o futuro do Programa de Cooperação entre os PALOP/TL-UE e ainda, as áreas de intervenção do próximo ciclo de programação da UE, 2021-2027.

A reunião deverá adoptar um conjunto de documentos, destacando-se a Acta com Conclusões e Deliberações; Conclusões Conjuntas (PALOP-TL e UE) sobre aspectos operacionais e  Delaração de Bissau sobre aspectos políticos.

Moçambique é Coordenador Geral do Programa de Cooperação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste com a União Europeia desde 2005. Detém também a Presidência Política rotativa (anual) do Grupo desde 2019 e fará a transmissão da mesma à Guiné-Bissau na presente reunião.