Política
23.11.21

Guiné-Bissau acolhe XIV Reunião dos Ordenadores Nacionais dos PALOP-TL com a União Europeia

A República da Guiné-Bissau acolhe, no dia 25 de Novembro de 2021, a XIV Reunião dos Ordenadores Nacionais (RON) para o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), com a União Europeia (UE).

O evento será antecedido por uma reunião técnica preparatória, a 24 de Novembro de 2021.

A RON é um espaço de fortalecimento da cooperação e do relançamento histórico-cultural, linguístico, político e económico entre os PALOP-TL com a UE em áreas de interesse mútuo, designadamente a transparência, responsabilização na gestão das finanças públicas, luta contra a corrupção, branqueamento de capitais e criminalidade organizada, especialmente o tráfico de estupefacientes. Essa cooperação visa ainda impulsionar as atividades geradoras de rendimento na área da cultura.

Desde a criação deste importante instrumento de cooperação entre os PALOP-TL com a UE há quase 30 anos, esta é a primeira vez que a RON tem lugar na Guiné-Bissau.

Na reunião, irá decorrer a passagem de testemunho da presidência politica de Moçambique para a Guiné-Bissau, onde a posição será ocupada pelo Ministro das Finanças, na sua qualidade de Ordenador Nacional.

A União Europeia será representada pela Diretora Geral para África do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE).

Na reunião, serão analisados aspectos gerais sobre os projectos em curso e perspetivado o futuro da cooperação no período de 2021 a 2027 .