Administração Pública
20.10.21

Arrancou a 4ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Finanças Públicas dos PALOP-TL

A quarta edição do curso de Pós-Graduação em Finanças Públicas vai abranger cerca de 65 alunos das instituições estatais do sistema de gestão das finanças públicas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O curso de Pós-Graduação é promovido pelo Pro PALOP-TL ISC, no âmbito do acordo de cooperação assinado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Cabo Verde, PNUD, e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, da Universidade de Lisboa, Iscte-IUL. O programa regional entre PALOP e Timor-Leste sobre governação económica é financiado pela União Europeia e gerido pelo PNUD.

O curso irá decorrer entre 19 de outubro de 2021 e 21 de junho de 2022, e tem como objetivo geral a capacitação dos formandos na área das finanças públicas, reforçando as competências técnicas e funcionais das Instituições Superiores de Controlo, dos Parlamentos e do Ministérios das Finanças e, consequentemente, melhorar e tornar mais eficaz a gestão, o controlo externo político e judicial das finanças públicas, para uma utilização mais eficiente e eficaz dos recursos públicos.

Em Março de 1992, na Cidade de São Tomé e Príncipe, os Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) manifestaram a firme vontade política em estabelecer relações de cooperação multiforme entre si e com a União Europeia, a que se juntou Timor-Leste em 2007, passando o grupo a designar-se PALOP-TL.