Notícias

2021: O PROCULTURA apoiou mais de 600 pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL)

Cultura

Em 2021, o PROCULTURA apoiou mais de 600 pessoas dos PALOP-TL e cerca de 120 organizações, através de 90 projetos subvencionados, orçados em 8 milhões de euros, nas áreas da Música, Teatro, Dança, Literatura Infantojuvenil, entre outras.

O PROCULTURA nasceu de uma ideia partilhada entre a União Europeia e os PALOP-TL em torno de valores e da vontade de ver concretizadas as ideias criativas e projetos dos cidadãos destes seis países, com atenção especial à criação de oportunidades para as mulheres e os jovens.

A cultura é um instrumento de manifestação de identidade, expressão criativa e artística, mas também um recurso de desenvolvimento humano, social e económico. É simultaneamente um símbolo de pertença a uma comunidade imaginada e um veículo para a diversidade, a liberdade e o diálogo intercultural.

“A equipa do PROCULTURA continuará, até 2024, a servir estes valores e a promover, ao mesmo tempo, o emprego e o rendimento sustentável através da economia cultural e criativa”, refere a equipa no seu boletim informativo de Dezembro de 2021.

Em Março de 1992, na Cidade de São Tomé e Príncipe, os Chefes de Estado e de Governo dos PALOP manifestaram o seu firme desejo de estabelecer uma cooperação multiforme entre si e a União Europeia, à qual se juntou Timor-Leste em 2007, passando o grupo a chamar-se PALOP-TL.

Última Notícia
Próximo Evento
Menu